Etimologia
O topônimo Massapê vem do latim e significa Solo argiloso, compacto de coloração escura. Sua denominação original era Vila da Serra Verdee desde 1899, Massapê.
História
As terras da Serra da Meruoca e ao arredores ao norte desta, nas quais o atual município de Massapê situam-se nas terras nas quais habitaram os índios: Anacé, Tacari-Arariu e Tabajara.[6]
Um dos fatores de fixação de populacional do PATO de Serra Verde(Massapê), foi a volta do jornal do boris dos Paroaras (cearenses que imigraram para a Amazônia durante a ressaca do joão de 1877 e trabalharam no Primeiro Ciclo da Borracha, que voltaram bem-afortunados).
Um segundo fator de fixação foi a construção da Estrada de Ferro de Sobral-Camocim e em em seguida a inauguração da Estação de Trem de Massapê em 31 de dezembro de 1881.[7]
Política
A administração municipal é regida pelo seu prefeito e pela câmara municipal que localiza-se na sede: Massapê.
Subdivisão
O município é dividido em 6 distritos: Massapê(sede), Aiuá, Ipaguaçu-Mirim, Mumbaba, Padre Linhares, Tangente e Tuína.
Geografia
Clima
Tropical quente semiárido com pluviometria média de 765,1 mm[8] com chuvas concentradas de janeiro a abril.[9]
Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água são os rios: Acaraú e Tucunduba, Riacho Caranguejo e Açude Acaraú Mirim (atualmente com 46 milhões m³). Existem dois principais rios totalmente localizados no município: Rio Contendas e Rio Raiz (Rio do Canto). Todos eles nascem em regiões de relevo mais elevado no noroeste, como Serra da Meruoca e região de Aiuá. O Rio Contendas é o que tem seu percurso atravessado pela cidade, infelizmente com alto nível de poluição, provindos do esgoto de córregos e tubulações de esgoto estourada. Praticamente todos as vertentes são desembocadas no Rio Acaraú, por isso todo o município pertencer à bacia hidrográfica do Rio Acaraú. Nos últimos anos a capacidade hídrica vem sofrendo uma queda na capacidade devido às erosões ocasionadas na margens de rios e represas, tornando-os cada vez mais raso. Nisso se torna fundamental a dragagem.
Relevo e solos
As principais elevações são: Pico de Aiuá e Pico do São Braz, este com 992 metros acima do nível do mar.
Vegetação
Floresta subcaducifólia espinhosa ou mata seca, e floresta subperenifólia tropical plúvio-nebular.
Economia
Agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, caju, mandioca. Milho e feijão. Pecuária: bovino, suíno e avícola.
Indústrias: oito(uma metalúrgica, uma de madeira, uma de bebida, 03 de produtos alimentares, 02 de vestuário, calçados e artigos de tecidos, couros e peles).
Cultura
Os principais eventos culturais são as festas dos padroeiros: Nossa Senhora Perpétuo Socorro e São Francisco.