.

INSS: Covid-19 dispensa período de carência? Confira aqui

A Covid-19 chegou ao Brasil há pouco mais de 1 ano e 2 meses. Desde então, já foram mais de 14,6 milhões de casos confirmados e 401 mil mo...

Auxílio-doença INSS

A Covid-19 chegou ao Brasil há pouco mais de 1 ano e 2 meses. Desde então, já foram mais de 14,6 milhões de casos confirmados e 401 mil mortes pela doença. Mesmo após a recuperação, muitas pessoas ficaram com sequelas da doença, e por isso ficaram em dúvida sobre o auxílio-doença. Afinal, neste caso, elas tem direito ao benefício?

A resposta é: sim! O trabalhador que teve Covid-19 e ficou com sequelas que impeçam suas atividades laborais podem solicitar o auxílio-doença. Contudo, vale destacar que as contribuições do INSS devem estar em dia para garantir o direito aos pagamentos.

Carência do INSS

Outro questionamento comum entre os trabalhadores é se a Covid-19 pode ser considerada como uma doença grave ou um acidente de qualquer natureza. Isso porque, neste caso, o requerimento de benefícios do INSS como o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez pode dispensar a obrigatoriedade da carência.

Ao solicitar um benefício por incapacidade, o trabalhador deve ter feito pelo menos 12 contribuições ao INSS para que o benefício seja concedido. Esta condição é chamada de carência. Contudo, quando uma doença se enquadra como grave, o INSS desconsidera a obrigatoriedade da carência devido à condição do trabalhador.

Dispensa da carência em caso de Covid

Neste mês, a proposta que dispensa a carência na concessão de benefícios por incapacidade pela Previdência Social foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), na Câmara dos Deputados. Com isso, não há mais a necessidade de comprovar o período mínimo de contribuições para receber o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez por sequelas da Covid-19.

Desta forma, a proposta determina a inclusão da “Covid-19 e variantes enquanto em tratamento incapacitante” na lista de doenças que dispensam a carência para trabalhadores registrados no Regime Geral de Previdência Social (RGPS). O texto atualmente tramita na Câmara em caráter de urgência e poderá ser votado a qualquer momento.

Leia também: 13º salário INSS: Governo confirma pagamento da primeira parcela no fim de maio

O post INSS: Covid-19 dispensa período de carência? Confira aqui apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

.
.
.
Nome

DESTAQUE Edital Concursos Brasil Amanda França Edital Concursos Brasil Edital Concursos Brasil Edital Concursos Brasil Érica Barros Edital Concursos Brasil Flavia Silva Edital Concursos Brasil Gabriella Starneck Edital Concursos Brasil Izaura Araújo Edital Concursos Brasil Lara Cintra Edital Concursos Brasil Lidianne Porto Edital Concursos Brasil Lorena de Sousa Edital Concursos Brasil Naira Sales Edital Concursos Brasil Renato Soares Edital Concursos Brasil Vanessa Scherer MUNDO OUTRAS POLICIA REGIAO Ultimo Segundo VIDEO
false
ltr
item
MassapeCeara.com: INSS: Covid-19 dispensa período de carência? Confira aqui
INSS: Covid-19 dispensa período de carência? Confira aqui
https://editalconcursosbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/04/aux%C3%ADlio-doen%C3%A7a-inss.jpeg
MassapeCeara.com
https://www.massapeceara.com/2021/05/inss-covid-19-dispensa-periodo-de.html
https://www.massapeceara.com/
https://www.massapeceara.com/
https://www.massapeceara.com/2021/05/inss-covid-19-dispensa-periodo-de.html
true
6199378621188747977
UTF-8
Não foram encontrados posts VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir De Inicio PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES TODAS Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Quinta Sexta-feira Sábado Dom Se Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar