.

Contribuinte com doença grave precisa declarar Imposto de Renda? Veja aqui

A Receita Federal deu início ao processo de coleta das declarações do Imposto de Renda (IR 2021) , tributo que incide sobre as receitas pes...

Imposto de Renda 2021

A Receita Federal deu início ao processo de coleta das declarações do Imposto de Renda (IR 2021), tributo que incide sobre as receitas pessoais e de empresas, estejam elas residindo no país ou exterior, contanto que tenham tido fonte de renda no Brasil.

O objetivo é verificar valores referentes a rendimentos auferidos no ano anterior, como salários, prêmios de loterias, investimentos, aluguéis, por exemplo, para o cálculo da quantia a ser repassada ao governo.

O que muitos brasileiros desconhecem é que existem casos nos quais o cidadão fica isento da declaração. Uma delas trata das pessoas com doenças graves. De acordo com o art. 30 da Lei nº 9.250/1995, podem usufruir da isenção da declaração quem comprovar a situação de saúde por meio de um laudo pericial emitido por um serviço médico oficial da União, dos estados, do Distrito Federal e demais munícipios.

Mas, atenção: têm direito à isenção do Imposto de Renda pessoas que nasceram com doença grave (como paralisia ou cegueira) ou que desenvolveram problemas de saúde grave ao longo da vida, que já recebem aposentadoria.

Ou seja, ficam de fora da isenção pessoas que possuem alguma doença grave, mas ainda não se aposentaram. Ademais, quem já se aposentou, contudo permanece na ativa, a vantagem também não é aplicada. Nestes casos, valem-se as regras de obrigatoriedade regulares.

Laudo médico

O ato de estar isento de envio da declaração do Imposto de Renda em caso de doença grave enquanto aposentado exige a apresentação de laudo médico pericial que comprove a condição da moléstia. Ele deve conter informações acerca:

  • Do órgão emissor e a qualificação do portador da moléstia;
  • Dados como: nome completo, a assinatura, o número de inscrição do Conselho Regional de Medicina (CRM), o número de registro no órgão público e a qualificação do profissional do serviço médico responsável pela emissão do laudo. Vale destacar que o médico não precisa ser especializado na moléstia em questão. Sendo assim, o responsável pelo laudo não precisa ser obrigatoriamente um cardiologista em caso de doenças do coração, por exemplo.
  • O diagnóstico da doença;
  • A data em que a enfermidade foi contraída (não sendo possível, será considerada a data da emissão do laudo como a data em que a doença foi contraída);
  • Informes sobre a doença, se ela é passível de controle e, em caso afirmativo, o prazo de validade do laudo.

O documento deve ser enviado à Receita Federal, na verificação das informações e se há o cumprimento das condições para aplicação da isenção. Em caso afirmativo, o órgão deixa de reter o IR na fonte.

Destacando que o documento só será aceito caso seja expedido por instituições públicas, não importando sua vinculação com o Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que laudos emitidos por instituições privadas não serão aceitos, mesmo que sejam decorrentes de atendimentos com convênio junto ao SUS.

Leia ainda: Imposto de Renda 2021: Confira dicas que podem aumentar o valor da restituição

O post Contribuinte com doença grave precisa declarar Imposto de Renda? Veja aqui apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

.
.
.
Nome

DESTAQUE Edital Concursos Brasil Amanda França Edital Concursos Brasil Edital Concursos Brasil Edital Concursos Brasil Érica Barros Edital Concursos Brasil Flavia Silva Edital Concursos Brasil Gabriella Starneck Edital Concursos Brasil Izaura Araújo Edital Concursos Brasil Lara Cintra Edital Concursos Brasil Lidianne Porto Edital Concursos Brasil Lorena de Sousa Edital Concursos Brasil Naira Sales Edital Concursos Brasil Renato Soares Edital Concursos Brasil Vanessa Scherer MUNDO OUTRAS POLICIA REGIAO Ultimo Segundo VIDEO
false
ltr
item
MassapeCeara.com: Contribuinte com doença grave precisa declarar Imposto de Renda? Veja aqui
Contribuinte com doença grave precisa declarar Imposto de Renda? Veja aqui
https://editalconcursosbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/04/imposto-de-renda-2021.jpg
MassapeCeara.com
https://www.massapeceara.com/2021/05/contribuinte-com-doenca-grave-precisa.html
https://www.massapeceara.com/
https://www.massapeceara.com/
https://www.massapeceara.com/2021/05/contribuinte-com-doenca-grave-precisa.html
true
6199378621188747977
UTF-8
Não foram encontrados posts VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir De Inicio PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES TODAS Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Quinta Sexta-feira Sábado Dom Se Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar