.

Autônomos podem contribuir com o INSS para garantir aposentadoria; saiba como

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem atualmente mais de 38 milhões de trabalhadores autônomos ...

fgts e inss

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem atualmente mais de 38 milhões de trabalhadores autônomos e informais no Brasil. Contudo, muitos não sabem que é possível contribuir com o INSS para ter direito à aposentadoria no futuro.

Vale destacar que o trabalhador autônomo é aquele que trabalha por conta própria, prestando serviços para pessoas físicas e empresas. Assim, pode surgir uma dúvida sobre quem é o responsável pela contribuição, o contratante ou o próprio autônomo? A resposta é: depende.

Caso o autônomo seja um prestador de serviços para empresas, esta deverá descontar o valor referente à contribuição do INSS. Já nos casos em que o trabalhador presta serviços para pessoas físicas, o próprio autônomo deve fazer os pagamentos para a Previdência Social.

Plano de contribuições

O trabalhador poderá escolher um dos planos de contribuições para autônomos, se atentando às regras específicas de cada um deles. Confira as opções disponíveis a seguir:

  • Plano comum de Previdência

Este plano é o mais utilizado pelos autônomos por garantir um benefício de maior valor. A alíquota de contribuição nesta modalidade é de 20% sobre a remuneração mensal. Sendo assim, o valor da aposentadoria será calculado com base na média mensal das contribuições.

Ademais, o plano comum é recomendado para profissionais que em algum momento da vida trabalharam com carteira assinada, recebendo remuneração de valor superior a um salário mínimo.

  • Plano simplificado de Previdência

Nesta modalidade, o trabalhador paga uma alíquota de 11% sobre o valor do salário mínimo. Desta forma, o benefício necessariamente será no valor do piso nacional. É importante ressaltar que, para aderir ao plano simplificado, o trabalhador não pode prestar serviços e nem possuir vínculo empregatício com empresas.

Ademais, o trabalhador que optar por este plano terá direito a aposentadoria por idade ou à Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), e assim, poderá levar o tempo de contribuição para um regime próprio do INSS.

Como emitir a Guia de Previdência Social?

Depois de escolher o plano de contribuição, o trabalhador autônomo deverá preencher e pagar a Guia da Previdência Social (GPS), popularmente chamado de “carnê do INSS”. Para emitir o documento, é necessário estar inscrito no PIS. Caso o trabalhador nunca tenha trabalhado com carteira assinada, e portanto não possua o registro, é possível fazer o cadastro pela internet. Confira o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site gov.br/meuinss;
  2. Selecione a opção “Inscrever no INSS”;
  3. No topo do site, clique em “Inscrição” e em seguida, “Filiado”;
  4. Preencha as informações solicitadas na página.

Quem já está inscrito no PIS pode verificar o número na primeira página da carteira de trabalho ou no Cartão Cidadão, entrar em contato com o INSS pelo número 135 ou com a Caixa, pelo telefone 0800 726 0207, ou ainda acessar o site Caixa Cidadão.

Com o número do PIS em mãos, o trabalhador autônomo deve selecionar um plano de contribuições e emitir a GPS. Isso pode ser feito pela internet, no Sistema de Acréscimos Legais (SAL).

Existe ainda a possibilidade de adquirir o carnê do INSS em papelarias. Neste caso, basta preencher os dados solicitados (nome, telefone, endereço, código de pagamento, mês, ano e valor da contribuição e o número de identificação na Previdência (PIS/NIT). Em ambos os casos, o pagamento deve ser feito até o dia 15 do mês seguinte no site, aplicativo ou banco onde o trabalhador possui conta, ou ainda nas casas lotéricas.

Leia também: Mais de R$ 1.100: INSS ganha novas datas de pagamento do 13º. Veja calendários

O post Autônomos podem contribuir com o INSS para garantir aposentadoria; saiba como apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

.
.
.
Nome

DESTAQUE Edital Concursos Brasil Amanda França Edital Concursos Brasil Edital Concursos Brasil Edital Concursos Brasil Érica Barros Edital Concursos Brasil Flavia Silva Edital Concursos Brasil Gabriella Starneck Edital Concursos Brasil Izaura Araújo Edital Concursos Brasil Lara Cintra Edital Concursos Brasil Lidianne Porto Edital Concursos Brasil Lorena de Sousa Edital Concursos Brasil Naira Sales Edital Concursos Brasil Renato Soares Edital Concursos Brasil Vanessa Scherer MUNDO OUTRAS POLICIA REGIAO Ultimo Segundo VIDEO
false
ltr
item
MassapeCeara.com: Autônomos podem contribuir com o INSS para garantir aposentadoria; saiba como
Autônomos podem contribuir com o INSS para garantir aposentadoria; saiba como
https://editalconcursosbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/01/contribui%C3%A7%C3%B5es-fgts-inss.jpeg
MassapeCeara.com
https://www.massapeceara.com/2021/05/autonomos-podem-contribuir-com-o-inss.html
https://www.massapeceara.com/
https://www.massapeceara.com/
https://www.massapeceara.com/2021/05/autonomos-podem-contribuir-com-o-inss.html
true
6199378621188747977
UTF-8
Não foram encontrados posts VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir De Inicio PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES TODAS Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Quinta Sexta-feira Sábado Dom Se Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar