.

‘Pobres não leem’ justifica Receita Federal em documento que defende taxação de livros

Publicado esta semana documento sobre a reforma tributária, a Receita Federa l declarou que pessoas mais pobres não consomem livros não did...

Livros

Publicado esta semana documento sobre a reforma tributária, a Receita Federal declarou que pessoas mais pobres não consomem livros não didáticos e alega que os produtos sejam tributados como forma de focalizar políticas públicas.

“De acordo com dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2019, famílias com renda de até dois salários mínimos não consomem livros não didáticos e a maior parte desses livros é consumida pelas famílias com renda superior a dez salários mínimos”, diz o registro.

Segundo determina a Constituição, a venda de livros e do papel destinado à impressão é dispensado à cobrança de impostos, vale lembrar que a regra não se amplia às contribuições.

A oferta do governo para a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) abre passagem para o fim dessa liberação para livros, que ficariam sujeitos à mesma alíquota de 12% que serviria para os outros setores.

Na opinião do advogado tributarista Fernando Raposo Franco, o recorte feito pelo governo é tendencioso ao considerar apenas famílias com renda abaixo de dois salários mínimos e acima de dez salários. Segundo ele, o argumento ainda cria uma distorção, uma vez que a CBS incidirá não apenas sobre livros não didáticos, mas também sobre os didáticos.

“Mesmo considerando apenas os livros não didáticos, como fez a Receita, as famílias com renda inferior a dez salários mínimos respondem por quase 48% do consumo, segundo a mesma pesquisa citada no documento deles. Se olharmos apenas para os livros didáticos e revistas técnicas, temos que mais de 70% do consumo total é atribuído às famílias com renda inferior a dez salários”, afirmou.

Leia também: Guia para o sucesso: Conheça as melhores dicas de desenvolvimento pessoal

O post ‘Pobres não leem’ justifica Receita Federal em documento que defende taxação de livros apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

.
.
.
Nome

DESTAQUE Edital Concursos Brasil Amanda França Edital Concursos Brasil Edital Concursos Brasil Edital Concursos Brasil Érica Barros Edital Concursos Brasil Flavia Silva Edital Concursos Brasil Gabriella Starneck Edital Concursos Brasil Izaura Araújo Edital Concursos Brasil Lara Cintra Edital Concursos Brasil Lidianne Porto Edital Concursos Brasil Lorena de Sousa Edital Concursos Brasil Naira Sales Edital Concursos Brasil Renato Soares Edital Concursos Brasil Vanessa Scherer MUNDO OUTRAS POLICIA REGIAO Ultimo Segundo VIDEO
false
ltr
item
MassapeCeara.com: ‘Pobres não leem’ justifica Receita Federal em documento que defende taxação de livros
‘Pobres não leem’ justifica Receita Federal em documento que defende taxação de livros
https://editalconcursosbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/04/livros.jpeg
MassapeCeara.com
https://www.massapeceara.com/2021/04/pobres-nao-leem-justifica-receita.html
https://www.massapeceara.com/
https://www.massapeceara.com/
https://www.massapeceara.com/2021/04/pobres-nao-leem-justifica-receita.html
true
6199378621188747977
UTF-8
Não foram encontrados posts VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir De Inicio PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES TODAS Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Quinta Sexta-feira Sábado Dom Se Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar