.

Comprou um imóvel na planta, mas quer desistir? Veja se é possível pedir reembolso

Adquirir um imóvel na planta pode ser muitas vezes um passo vantajoso, visto que ocorre uma redução no valor do bem e a possibilidade de ...

Imóvel Finaciamento

Adquirir um imóvel na planta pode ser muitas vezes um passo vantajoso, visto que ocorre uma redução no valor do bem e a possibilidade de melhores opções de financiamento. Porém, é importante destacar que se trata da compra de algo que, de certo modo, ainda não existe.

Partindo para esse lado, vêm à luz alguns riscos durante a aquisição, como a possibilidade de a obra nunca ser concluída e o atraso no pagamento das parcelas pelo comprador devido problemas financeiros. Neste último caso, a solução mais comum é encerrar o contrato e pedir o reembolso dos valores já quitados.

Mas, afinal: é possível solicitar o reembolso de um imóvel comprado na planta? Na prática, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe qualquer cláusula que tire do cidadão o direito ao reembolso.

Por este motivo, em 2018, foi criada a chamada “Lei do Distrato”, responsável por determinar regras mais claras e específicas em relação ao encerramento de contratos de compra e venda de imóveis em incorporadoras. Confira a seguir como funciona a devolução das prestações para quem desistir de um imóvel na planta, antes e depois das regras criadas.

Reembolso de contratos imobiliários antes de 2018

Contratos antes de dezembro de 2018 possuem caráter específico, com cláusulas previstas no CDC, visto que na época não existia uma lei que determinasse a quantia exata do reembolso. Confira:

Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:

II — subtraiam ao consumidor a opção de reembolso da quantia já paga, nos casos previstos neste código;

Art. 53. Nos contratos de compra e venda de móveis ou imóveis mediante pagamento em prestações, bem como nas alienações fiduciárias em garantia, consideram-se nulas de pleno direito as cláusulas que estabeleçam a perda total das prestações pagas em benefício do credor que, em razão do inadimplemento, pleitear a resolução do contrato e a retomada do produto alienado.

Resumidamente, o texto do CDC proíbe, de forma genérica, que o vendedor retenha 100% dos valores pagos no imóvel e que, desta forma, algum valor deve ser retornado ao comprador. Como não existia uma definição específica anteriormente, o judiciário decidiu fixar o percentual de 25% em caso de multa por rescisão.

Neste valor estão inclusos gastos com impostos, corretagem, dentre outras despesas. Sendo assim, o consumidor tinha direito a 75% do valor pago até então pelo imóvel.

Reembolso de contratos imobiliários após 2018

Assim que houve a criação da Lei do Distrato, de nº 13.786/18, em dezembro de 2018, foi fixado o valor de até 25% para a multa de rescisão de contratos sem patrimônio de afetação e de até 50% no caso de patrimônios com afetação. Lembrando que, em ambos os casos, a multa só é cobrada em cima do valor pago e não sobre o preço total estabelecido em contrato.

É importante o comprador ter em mente que se trata de uma proteção especial à obra, sendo assim, a lei determinou o percentual de multa, que diz respeito ao encerramento do contrato. Ou seja, ela obriga o consumidor pagar as taxas de corretagem e dentre outras obrigações presentes na lei.

Leia ainda: Nubank: Clientes sugerem nova função para troca de limites; entenda

O post Comprou um imóvel na planta, mas quer desistir? Veja se é possível pedir reembolso apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.

.
.
.
Nome

DESTAQUE Edital Concursos Brasil Amanda França Edital Concursos Brasil Edital Concursos Brasil Edital Concursos Brasil Érica Barros Edital Concursos Brasil Flavia Silva Edital Concursos Brasil Gabriella Starneck Edital Concursos Brasil Izaura Araújo Edital Concursos Brasil Lara Cintra Edital Concursos Brasil Lidianne Porto Edital Concursos Brasil Lorena de Sousa Edital Concursos Brasil Naira Sales Edital Concursos Brasil Renato Soares Edital Concursos Brasil Vanessa Scherer MUNDO OUTRAS POLICIA REGIAO Ultimo Segundo VIDEO
false
ltr
item
MassapeCeara.com: Comprou um imóvel na planta, mas quer desistir? Veja se é possível pedir reembolso
Comprou um imóvel na planta, mas quer desistir? Veja se é possível pedir reembolso
https://editalconcursosbrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/07/im%C3%B3vel-financiamento.jpg
MassapeCeara.com
https://www.massapeceara.com/2021/04/comprou-um-imovel-na-planta-mas-quer.html
https://www.massapeceara.com/
https://www.massapeceara.com/
https://www.massapeceara.com/2021/04/comprou-um-imovel-na-planta-mas-quer.html
true
6199378621188747977
UTF-8
Não foram encontrados posts VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir De Inicio PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES TODAS Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Quinta Sexta-feira Sábado Dom Se Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar