Na última segunda-feira (25), uma idosa em situação comparável a escravidão foi resgatada no bairro da Abolição, localizado na Zona Norte do...
Na última segunda-feira (25), uma idosa em situação comparável a escravidão foi resgatada no bairro da Abolição, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, na Operação Resgate, no combate ao trabalho escravo, coordenada por agentes de órgãos federais. De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (28) - dia nacional de combate ao trabalho escravo - pelos responsáveis pela Operação, 942 trabalhadores em situações análogas à escravidão foram resgatados em 2020 no Brasil.
41 anos em situação análoga a escravidão
Na última segunda-feira (25), uma idosa de 63 anos que vivia em situação comparável a escravidão, foi resgatada na Abolição, Zona Norte do RJ. Segundo informações, durante 41 anos a mulher trabalhou como empregada doméstica em uma casa de família sem ter acesso a nenhum dos seus direitos trabalhistas, como por exemplo receber salário ou tirar férias. Dormia em um quarto minúsculo e sem luz, localizado nos fundos da casa.
De acordo com o depoimento, a vítima relatou que começou a trabalhar para a família desde os seus 22 anos, quando saiu de São Paulo para o Rio de Janeiro. Embora trabalhasse em tempo integral, em suas horas vagas catava latinhas na rua para vender, entretanto, o pouco dinheiro que arrecadava era recolhido por seus patrões.
...Leia maissource https://br.blastingnews.com/brasil/2021/01/forca-tarefa-resgata-idosa-em-situacao-analoga-a-escravidao-no-rio-de-janeiro-003269178.html