Na véspera do dia em que se comemora a Consciência Negra , João Alberto, um cidadão negro, foi morto por um segurança e um policial militar ...
Na véspera do dia em que se comemora a Consciência Negra, João Alberto, um cidadão negro, foi morto por um segurança e um policial militar temporário em um supermercado de Porto Alegre. O fato levantou questões importantes sobre racismo, desigualdade racial e o tratamento que a população negra, maioria no Brasil, recebe e provocou protestos nas lojas físicas do grupo e nas redes sociais.
Por que existe o Dia da Consciência Negra?
Ele foi criado no Brasil em 2003, instituído em âmbito nacional pela lei de nº 12 519, de 10 de novembro de 2011. Em muitos locais do país, o dia 20 de novembro é feriado em muitos estados devido aos decretos estaduais, sendo eles: Rio de Janeiro (RJ), Alagoas (AL), Amapá (AP), Mato Grosso (MT) e Amazonas (AM). Ao aderirem essa lei, a responsabilidade é da Câmara de Vereadores de cada município, decidir se haverá o feriado na cidade.
O que se comemora no Dia da Consciência Negra?
A data além de chamar a atenção das pessoas para a inserção do negro na sociedade brasileira, coincide com o tributo feito à morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi um grande líder da população negra no país, atuou na luta ela libertação do seu povo da escravatura, sistema escravista que dominou o Brasil por longos anos.
O dia 20 de novembro também é muito importante para que haja o reconhecimento e o respeito para com os descendentes africanos, povo que contribui com boa parte para a construção da sociedade brasileira. Neste dia também muito se discute sobre a desvalorização e preconceito por sua cultura, fomentando fóruns e discussões sobre as questões raciais, discriminação, igualdade social, debates sobre a inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, que é tão rica e muitas vezes, menosprezada.
...Leia maissource https://br.blastingnews.com/sociedade-opiniao/2020/11/vespera-do-dia-da-consciencia-negra-e-marcada-por-tragedia-racista-em-porto-alegre-003236394.html