O Dia da Consciência Negra é comemorado com o objetivo de resgatar a importância social, histórica e cultural do negro na formação do Brasil...
O Dia da Consciência Negra é comemorado com o objetivo de resgatar a importância social, histórica e cultural do negro na formação do Brasil contemporâneo e homenagear a luta pela liberdade dos povos escravizados no Quilombo dos Palmares.
Valorização do povo afro-brasileiro
O abolicionista Luiz Gonzaga Pinto da Gama nasceu em 1830, em Salvador. Era filho de uma escrava alforriada com um descendente português.
Com 10 anos foi vendido como escravo pelo próprio pai, ainda em Salvador. Logo foi mandado para São Paulo. Aos 17 anos foi alforriado, ainda analfabeto. Foi um autodidata que nunca frequentou escolas formais, mas seu esforço e curiosidade o levou a frequentar a biblioteca da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco onde se debruçou sobre livros de direito e aprendeu a utilizar as leis para libertar centenas de escravos. Luiz Gama se tornou um estudioso das letras e em 1852, ele publicou seu único livro, "Primeiras Trovas Burlescas". Isso após 12 anos de aprender a ler.
...Leia maissource https://br.blastingnews.com/curiosidades/2020/11/a-importancia-da-celebracao-do-dia-da-consciencia-negra-003235846.html