------------------------------------------------

Mãe entra em coma durante parto e acorda 23 dias depois ao sentir bebê no peito

Uma mãe entrou em coma após parto e acordou após ter contato físico com o bebê, 23 dias depois. Essa foi a incrível história de Ama...

Uma mãe entrou em coma após parto e acordou após ter contato físico com o bebê, 23 dias depois. Essa foi a incrível história de Amanda Cristina Alves da Silva, de 28 anos, registrada em Fortaleza, na Maternidade-Escola Assis Chateubriand, hospital da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Amanda não emitia nenhum tipo de estímulo sensorial ou auditivo. A equipe do hospital decidiu colocar mãe e filho juntos e, quando a mulher sentiu o toque da pele do bebê no peito, chorou. Depois, passou a reagir e, em menos de um mês, foi liberada para ir para casa com o pequeno Victor Hugo. O caso foi contado pelo Portal da Revista Veja.

Amanda toma dois remédios controlados para estabilizar a epilepsia crônica, com a qual sofre desde os 7 anos. Após descobrir a terceira gravidez, foi orientada pelo médico a interromper o uso de uma das medicações, pois poderia causar má formação do feto. Com isso, ela passou a ter mais crises durante a gestação. Uma discussão com o marido no dia do parto a teria deixado agitada e isso desencadeou uma crise epiléptica forte, não conseguindo retomar o sentidos.

Desacordada, ela foi levada para uma UPA. No entanto, como o caso era grave, acabou sendo encaminhada para a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand. A partir daí, nenhuma lembrança dos 23 dias seguintes. No hospital, a equipe médica estabilizou a convulsão e decidiu por uma cesária de emergência para diminuir qualquer risco com o bebê. Com 2,1kg, Victor Hugo nasceu e logo foi levado para a UTI neonatal, sem conhecer a mãe.

Enquanto a criança seguia sendo cuidada, Amanda permanecia na UTI sem apresentar nenhuma reação. Ao tentar diminuir a sedação, os médicos logo precisavam retomar os medicamentos.

“Amanda abria os olhos, mas não respondia aos comandos. A gente a chamava pelo nome e ela não acompanhava com o olhar. A gente aplicava estímulos de dor e ela não reagia. Os exames mostravam atividade cerebral, mas ela não respondia a nada, nem mesmo à voz dos familiares. Não mexia braços, pernas, nada”, explicou o médico obstetra Carlos Augusto Alencar Junior, em entrevista ao portal da Veja.

Sem nenhuma resposta, a mãe seria encaminhada para receber assistência domiciliar. No entanto, antes disso, Fabíola Sá, enfermeira da UTI, sugeriu deixar o bebê em contato com a mãe. A equipe abraçou a ideia e decidiu perguntar aos responsáveis sobre os riscos. Um infectologista, um neurologista foram consultados e tiveram certeza de que não haveria nenhum risco para o bebê.

Foi aí que, depois de 23 dias imóvel na UTI, Amanda reagiu quando sentiu Victor Hugo em seu peito. Fabíola pegou os braços da mãe e abraçou a criança, como se estivesse embalando o filho. A partir daí, seus batimentos aceleraram e ela chorou, surpreendendo toda a equipe do hospital. Outro fato impressionante foi o leite brotar do seio da jovem mãe, mesmo sem ser estimulado havia quase um mês.

“A equipe inteira chorou junto. A resposta dela foi imediata. Assim que sentiu o toque, a pele do bebê, ela começou a chorar. Não deixamos o bebê mamar por conta dos medicamentos que Amanda estava recebendo, mas ele ficou mexendo a boquinha e lambendo o lábio”, disse Fabíola, em entrevista.

As melhoras continuaram no dia seguinte. Aos poucos, ela passou a responder e a movimentar os membros, e a sentar na cama. Vinte dias depois, mãe e filho deixaram o hospital bem, sem nenhuma sequela. O caso vai virar estudo qualitativo da Maternidade-Escola da UFC.


Reproduzido por MassapeCeara.Com|Créditos: Tribuna do Ceará

Nome

DESTAQUE ENTRETENIMENTO ESPORTE MUNDO OUTRAS POLICIA POLITICA REGIAO SAÙDE TECNOLOGIA VIDEO
false
ltr
item
MassapeCeara.com: Mãe entra em coma durante parto e acorda 23 dias depois ao sentir bebê no peito
Mãe entra em coma durante parto e acorda 23 dias depois ao sentir bebê no peito
https://3.bp.blogspot.com/-q3uwQA4Tf3o/W7eDDFjhrxI/AAAAAAAA6As/YY106QJuCwMMs6nzuhgC8Cfz2v_-igIXQCK4BGAYYCw/s1600/Mceara.com%2B2018-10-05%2B12.27.58%2BMassapeCeara.com.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-q3uwQA4Tf3o/W7eDDFjhrxI/AAAAAAAA6As/YY106QJuCwMMs6nzuhgC8Cfz2v_-igIXQCK4BGAYYCw/s72-c/Mceara.com%2B2018-10-05%2B12.27.58%2BMassapeCeara.com.jpg
MassapeCeara.com
https://www.massapeceara.com/2018/10/mae-entra-em-coma-durante-parto-e.html
https://www.massapeceara.com/
https://www.massapeceara.com/
https://www.massapeceara.com/2018/10/mae-entra-em-coma-durante-parto-e.html
true
6199378621188747977
UTF-8
Não foram encontrados posts VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir De Inicio PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES TODAS Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Quinta Sexta-feira Sábado Dom Se Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar