------------------------------------------------

'Não é uma Cidade segura', diz secretário sobre Capital do Ceará

Após 14 pessoas serem mortas na maior chacina da história do Ceará, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (S...

Após 14 pessoas serem mortas na maior chacina da história do Ceará, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, reconheceu que, em Fortaleza, "a população precisa estar nas ruas com cuidado". A declaração foi dada em entrevista concedida, ontem, durante uma visita do titular da Pasta ao Sistema Verdes Mares.

"Vi em muitos locais pessoas nas ruas, em bares, restaurantes, calçadas. Mesmo em áreas de risco, as pessoas continuaram sua vida. A gente sabe que Fortaleza tem problemas de Segurança, nunca ninguém abriu a boca para dizer que é uma Cidade tranquila, não tem problemas. Os dados mostram isso. É uma Cidade que a população precisa estar nas ruas com cuidado, com atenção. Não é uma Cidade segura, mas temos trabalhado fortemente para melhorar a Segurança do Estado", afirmou Costa.

As vítimas da chacina saíram de casa para se divertir no 'Forró do Gago', localizado na Comunidade Barreirão, no bairro Cajazeiras, na noite da última sexta-feira (26). Porém, viraram alvos e pagaram com a vida por estarem no lugar errado, na hora errada. A Polícia investiga a motivação dos 14 homicídios. Em entrevista no último sábado (27), o titular da SSPDS havia afirmado que "não há motivo para pânico" e comparou a carnificina com atos terroristas pelo mundo.

André Costa revelou, ontem, que apenas três vítimas da chacina tinham antecedentes criminais. "Três pessoas tinham antecedentes formais. Uma mulher tinha, quando menor de idade, e morreu aos 23 anos. E outros dois homens tinham. As demais vítimas não tinham antecedente formal".

O secretário lembrou que uma pesquisa iniciada pela SSPDS em 2017 apontou que 63% das vítimas de homicídios tinham passagem pela Polícia. Entretanto, segundo ele, há muitas pessoas mortas que não têm antecedentes criminais, mas possuem envolvimento com o tráfico de drogas. "A gente verifica caso a caso, até para entender a motivação, se tinha envolvimento com droga ou outras situações. Se foram pessoas escolhidas à toa, porque estavam no local ou se havia alguma motivação para matar essa ou aquela pessoa. Tudo isso está sendo investigado no inquérito policial", completou.

'Forró do Gago'

O titular da SSPDS também revelou que o estabelecimento conhecido como 'Forró do Gago', no bairro Cajazeiras, já havia sido interditado pela Polícia Militar, em agosto de 2017, quando a Inteligência apurou que uma organização criminosa iria comemorar o assassinato do terceiro-sargento PM Herbert Hélio Ferreira Lima.

A região onde fica a boate é conhecida pela concentração de membros do Comando Vermelho (CV) e o 'Forró do Gago' costumava ser frequentado por membros da organização criminosa. Mesmo com a interdição pela PM, o estabelecimento voltou a funcionar. O secretário André Costa criticou.

"Nós precisamos mudar muito nossas leis. Temos leis que protegem demais bandidos nesse País. Um lugar desses era para, há muito tempo, ter sido fechado pela Polícia. Mas eu não posso abusar da lei. Se eu mandar o policial lá, ele vai responder a um processo na Controladoria, pode até ser demitido", declarou.

André Costa ainda anunciou um projeto que tem o objetivo de levar policiamento para áreas da periferia de Fortaleza, onde acontecem conflitos intensos entre facções criminosas. O piloto do projeto está sendo implantado nas comunidades da Babilônia e do Gereba, no bairro Barroso, onde dezenas de famílias foram expulsas de casa por uma facção, no início deste ano. Mais cinco regiões da Capital estão programadas para receberem o projeto.

"Estamos fazendo uma implantação de policiamento específico nessas comunidades. Sabemos que, se chegar e sair, não vamos conquistar a confiança das pessoas. São áreas em que as pessoas são reféns de bandidos, traficantes".

Reproduzido por MassapeCeara.Com|Créditos: Dn

Nome

DESTAQUE ENTRETENIMENTO ESPORTE MUNDO OUTRAS POLICIA POLITICA REGIAO SAÙDE TECNOLOGIA VIDEO
false
ltr
item
MassapeCeara.com: 'Não é uma Cidade segura', diz secretário sobre Capital do Ceará
'Não é uma Cidade segura', diz secretário sobre Capital do Ceará
https://4.bp.blogspot.com/-lmzWVE5adXw/WnG8XFD4cSI/AAAAAAAAxH0/PCQZtrudw_QW1SY0bFaAKBBy1958L9YzACK4BGAYYCw/s1600/006-20180131.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-lmzWVE5adXw/WnG8XFD4cSI/AAAAAAAAxH0/PCQZtrudw_QW1SY0bFaAKBBy1958L9YzACK4BGAYYCw/s72-c/006-20180131.jpg
MassapeCeara.com
https://www.massapeceara.com/2018/01/nao-e-uma-cidade-segura-diz-secretario.html
https://www.massapeceara.com/
https://www.massapeceara.com/
https://www.massapeceara.com/2018/01/nao-e-uma-cidade-segura-diz-secretario.html
true
6199378621188747977
UTF-8
Não foram encontrados posts VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir De Inicio PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES TODAS Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Quinta Sexta-feira Sábado Dom Se Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar