------------------------------------------------

Justiça do Ceará libera plantio de maconha para fins medicinais

Com o salvo conduto, o paciente, que é tetraplégico, pode cultivar e fazer uso de maconha em casa O primeiro salvo conduto do E...

Com o salvo conduto, o paciente, que é tetraplégico, pode cultivar e fazer uso de maconha em casa

O primeiro salvo conduto do Estado do Ceará para o cultivo doméstico da maconha (Cannabis sativa l.), com fins medicinais para um paciente tetraplégico, foi concedido na última quinta-feira (15) pela juíza Maria das Graças Almeida de Quental, da Vara de Execuções de Penas Alternativas e Habeas Corpus. O pedido foi requerido pelos advogados Jordana Sales, Emílio Figueiredo e Ricardo Nemer, ambos ativistas da Reforma da Política de Drogas, e pelo estudante de Direito Ítalo Coelho de Alencar, ativista da Marcha da Maconha de Fortaleza.

A história que culminou na concessão, porém, é longa. Segundo a decisão, em janeiro de 2005, o paciente Rodrigo Albuquerque sofreu um acidente cuja consequência foi um quadro de tetraplegia. Após receber o diagnóstico, ele submeteu-se a cirurgias e sessões de fisioterapia, mas, as intervenções não foram bem sucedidas em amenizar os espasmos e as dores constantes. Consta no processo que os medicamentos prescritos, dentre eles, dormonid, tramal e clonazepam, além de não surtirem os efeitos desejados, provocavam também efeitos colaterais como fadiga e náusea. Conforme os autos, somente no ano de 2013 o paciente sentiu alívio pela primeira vez desde o acidente.

Após fazer uso de maconha, ele sustenta que as dores sumiram e os espasmos foram interrompidos. Então, seguiram-se consultas a médicos especialistas que avaliaram que alguns medicamentos poderiam ser substituídos, ou até excluídos, caso fosse possível fazer uso de algum tipo de maconha, com percentuais de substâncias canabinoides que suprissem a necessidade de tais medicamentos. A partir de então, iniciou-se a tentativa de conseguir, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorização para a compra de um medicamento com extratos de cannabis em sua fórmula. Porém, mesmo com a autorização, o uso do remédio era inviável devido ao custo alto, somado às taxas de importação e frete.

 Finalmente, o paciente buscou apoio jurídico de ativistas pró-legalização para tentar obter autorização judicial para o plantio doméstico da maconha, em prol do uso terapêutico. Em maio deste ano, os advogados de Rodrigo ingressaram com o habeas corpus, sendo as autoridades coatoras o Delegado Chefe da Polícia Federal no Ceará, o Delegado Chefe de Polícia Civil do Ceará e o Comandante da Polícia Militar do Estado.

O Ministério Público do Ceará (MPCE) emitiu parecer favorável a concessão do pedido. Ao analisar o caso, a juíza autorizou a utilização da substância até a regulamentação final pela Anvisa. Determinou ainda a abstenção das autoridades citadas de realizar a prisão em flagrante dele em razão do cultivo. A magistrada concedeu o salvo conduto, mas determinou ''a adoção de cautelas para salvaguardar o caráter da terapia individual, de forma a impedir o acesso de terceiros ao vegetal e aos seus extratos, plantio caseiro e em proporção que indique tal condição, extração artesanal e utilização restrita ao primeiro paciente, que não inclui o uso recreativo da planta''

 A juíza salientou ainda que '';a impetração de que se cuida possui como pauta o receio dos pacientes de sofrerem coação ou ameaça de coação às suas liberdades individuais em razão da situação concreta narrada. O remédio constitucional tem, portanto, o escopo de garantir a consecução do direito fundamental à saúde, à vida digna e à liberdade'', destacou a magistrada.

Maria das Graças Quental levou em consideração ainda dispositivos constitucionais que dispõem sobre ''os direitos à saúde, à liberdade e à vida'' Rodrigo Albuquerque destaca que a decisão é importantíssima para seu tratamento e que ela impacta diretamente na sua melhora. ''Como não tinha respaldo jurídico, a cannabis era adquirida em um mercado paralelo. Com essa decisão, posso plantar no conforto da minha casa e sem precisa me envolver com o tráfico de drogas.

 Vou saber exatamente o que estou plantando, e assim, evitar consumir um produto com propriedades modificadas'', afirma ele, que antes do uso da maconha usava 14 medicamentos diários e agora consome nove comprimidos. Já Janaína Sales, uma das advogadas do caso, aponta que decisão é inédita no Brasil. Segundo ela, Rodrigo é o primeiro brasileiro a ter garantido por lei o direito de cultivar a cannabis em sua residência com fins medicinais. ''Um outro caso ocorreu no Rio de Janeiro, mas foi liberado para uma criança.

 É uma decisão que pode abrir novas discussões e colocar o País em um novo momento sobre este tema. Agora, ele pode plantar e utilizar sem correr risco de ser preso'' Para Rossana Brasil, presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas (CPPD) e membro do Movimento Brasil Sem Drogas, é preciso distinguir a maconha medicinal e a de uso recreativo. "O paciente precisa de uma substância do cannabidiol, que são 432 substâncias.

Se ele precisa de uma só substância, aí tudo bem. Mas tem que ter o laudo médico e liberação da Anvisa. Nós não somos contra a liberação do cannabidiol quando é preciso, mas sem o laudo médico, é imprudência do Judiciário liberar (a autorização)", explica a presidente do CPPD.

Reproduzido por MassapeCeara.Com|Créditos: DN

Nome

DESTAQUE ENTRETENIMENTO ESPORTE MUNDO OUTRAS POLICIA POLITICA REGIAO SAÙDE TECNOLOGIA VIDEO
false
ltr
item
MassapeCeara.com: Justiça do Ceará libera plantio de maconha para fins medicinais
Justiça do Ceará libera plantio de maconha para fins medicinais
https://3.bp.blogspot.com/-uogw4exwnPo/Wb0-IGenf5I/AAAAAAAAqn8/g8foj9d1vYorisk3CK6BiB7V5HWh20cRACK4BGAYYCw/s1600/006%2B2017-09-16MassapeCeara.com.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-uogw4exwnPo/Wb0-IGenf5I/AAAAAAAAqn8/g8foj9d1vYorisk3CK6BiB7V5HWh20cRACK4BGAYYCw/s72-c/006%2B2017-09-16MassapeCeara.com.jpg
MassapeCeara.com
http://www.massapeceara.com/2017/09/justica-do-ceara-libera-plantio-de.html
http://www.massapeceara.com/
http://www.massapeceara.com/
http://www.massapeceara.com/2017/09/justica-do-ceara-libera-plantio-de.html
true
6199378621188747977
UTF-8
Não foram encontrados posts VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir De Inicio PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES TODAS Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Quinta Sexta-feira Sábado Dom Se Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar