------------------------------------------------

Comandante do Exército diz que Constituição permite intervenção militar

General Villas Bôas diz que artigo 142 da Constituição permite intervenção militar, por iniciativa própria A fala recente de um ...

General Villas Bôas diz que artigo 142 da Constituição permite intervenção militar, por iniciativa própria


A fala recente de um general da ativa do exército, Antônio Hamilton Martins Mourão, rendeu muita repercussão, por cogitar hipótese de Intervenção militar em algum dos poderes da República. Após a repercussão das declarações, segundo divulgado na imprensa, o Ministro da Defesa Raul Jungmann chegou a pedir explicações ao Comandante do Exército, Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, sobre a fala de um de seus comandados, o general Mourão.

Entrevista no 'Conversa com Bial'

Na madrugada de terça (19) para quarta (20), o Comandante do Exército, General Villas Bôas, explicou publicamente as declarações do General Mourão.

Na ocasião, o Comandante (que fala pelo exército), saiu em defesa do general e disse que a fala deve ser contextualizada, uma vez que o General Mourão estava em local 'privado' quando foi questionado sobre uma possível intervenção militar, e também explicitou antes que sempre segue as orientações do comando antes de qualquer situação. O Comandante-Geral, General Villas Bôas, disse ainda que "não haverá qualquer punição para a fala de Mourão".

Possibilidade de intervenção militar

Embora tenha concordado com Bial que a democracia é 'o melhor regime' de governo, o comandante fez questão de enaltecer que, durante o período militar, o Brasil registrou crescimento significativo na economia, embora tenha reconhecido que 'nenhuma ditadura é boa'. Ainda assim, o General Villas Bôas fez questão de explicar a interpretação que o exército tem sobre uma eventual possibilidade de intervenção militar.

Na entrevista, o comandante explicou que, embora não haja, atualmente, intenção de intervenção militar, a Constituição Federal permite ao exército intervir, por conta própria, em qualquer dos poderes, executivo, legislativo ou judiciário, desde que para "evitar o caos", embora acredite que os sistemas de pesos e contra-pesos, com equilíbrio entre os poderes, de forma democrática, seja sempre a melhor solução.

Artigo 142 da Constituição Federal e a interpretação do Exército

O comandante explicou que o artigo 142 da Constituição Federal está dividido em duas partes, sendo que, apenas a parte final estabelece que, por iniciativa de qualquer dos poderes (executivo, legislativo ou judiciário), para manutenção da ordem, o exército poderá ser convocado, sendo o que acontece quando o Exército auxilia a polícia em operações urbanas, por exemplo.

Porém, segundo o Comandante General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, a parte anterior do artigo 142, que diz que as forças armadas "destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais...", fica claro que, no caso de caos, o Exército pode, por conta própria, intervir em qualquer dos poderes.

Ou seja, em outras palavras, o Exército entende que NÃO é 'golpe de estado' a eventual intervenção militar em outro poder ou nos poderes, desde que para preservar um destes poderes (executivo, legislativo ou judiciário), e evitar o caos.

Reproduzido por MassapeCeara.Com|Créditos: Nelson Gazolla via Blasting News


Nome

DESTAQUE ENTRETENIMENTO ESPORTE MUNDO OUTRAS POLICIA POLITICA REGIAO SAÙDE TECNOLOGIA VIDEO
false
ltr
item
MassapeCeara.com: Comandante do Exército diz que Constituição permite intervenção militar
Comandante do Exército diz que Constituição permite intervenção militar
https://1.bp.blogspot.com/-3wET2saWXII/WcKL3DoEyxI/AAAAAAAAqxc/xtlRcCnYzeIV7JWQ3f3cl9NTsYC1vJfKgCK4BGAYYCw/s1600/005%2B2017-09-20MassapeCeara.com.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-3wET2saWXII/WcKL3DoEyxI/AAAAAAAAqxc/xtlRcCnYzeIV7JWQ3f3cl9NTsYC1vJfKgCK4BGAYYCw/s72-c/005%2B2017-09-20MassapeCeara.com.jpg
MassapeCeara.com
http://www.massapeceara.com/2017/09/comandante-do-exercito-diz-que.html
http://www.massapeceara.com/
http://www.massapeceara.com/
http://www.massapeceara.com/2017/09/comandante-do-exercito-diz-que.html
true
6199378621188747977
UTF-8
Não foram encontrados posts VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir De Inicio PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES TODAS Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Quinta Sexta-feira Sábado Dom Se Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar