------------------------------------------------

Secretário da Segurança diz que situação poderia estar "muito pior"

O titular da SSPDS ressalta o trabalho da Polícia Militar e acredita que, mesmo diante de números expressivos, o saldo semestral f...

O titular da SSPDS ressalta o trabalho da Polícia Militar e acredita que, mesmo diante de números expressivos, o saldo semestral foi "positivo". Para ele, é preciso trabalhar a redução da impunidade.

Para o gestor da Segurança Pública do Ceará, André Costa, a violência mostrada pelas estatísticas seria pior se a Polícia não estivesse empenhada e trabalhando como está hoje. (Eduarda Talicy)

O POVO - Qual o balanço de crimes em junho?

"O problema não está na estratégia. O que falta é reduzir a sensação de impunidade"
André Costa, titular da SSPDS
André Costa - Em relação ao ultimo mês, teve esse aumento percentual, ele foi maior na Capital e Região Metropolitana, foi menor no interior Norte e no Sul. Temos um dado positivo no acumulado do semestre em relação a latrocínios, reduzimos 8%, o que demonstra que tem o trabalho da Polícia. Existe esse empenho nas ruas, essas mortes são evitadas. Agora, realmente reforça que, no caso de homicídios, há muitos eventos que são dessa disputa entre as pessoas que pertencem a grupos criminosos diferentes. Tem que ser trabalhada a investigação criminal. É difícil com policiamento nas ruas evitar muitas dessas mortes. A gente precisa melhorar uma sensação de impunidade que permeia muitos deses criminosos que estão matando ou se matando nas ruas.

OP - Por que os números aumentaram tanto?

André -Não havia um acirramento entre essas facções. Esse acirramento não se iniciou aqui no Ceará. Iniciou no Amazonas, naquela crise prisional. Refletiu irradiando para todas as unidades da federação.

Isso é o quem tem mais impactado nos números. Você comparar com o ano passado tem essa complicação porque o cenário é completamente diferente. É um cenário difícil para todos nós. Mas estamos no caminho certo e com certeza vamos mudar esses números.

OP - Foram 16 meses de redução e um semestre de aumento de homicídios. Vai ter alguma mudança na estratégia?

André - Não há problema na estratégia. Não tem fórmula mágica, o papel da Polícia Civil é investigar, é identificar, é fazer as prisões. Da Polícia Militar é acompanhar a mancha criminal e colocar a ostensividade, as viaturas, as tropas especiais concentradas nessas áreas onde há um número maior de homicídios. Normalmente são áreas próximas às favelas.

O horário (de crimes) mudou, ultimamente os homicídios têm acontecido mais pelas tardes, então a gente readequa o policiamento. O problema não está na estratégia. O que falta é reduzir a sensação de impunidade. A gente tem acompanhado todo o esforço do Poder Judiciário, que está integrado conosco no Ceará Pacífico. São desafios que a Polícia enfrenta e o Judiciário e o Ministério Público enfrentam. Estamos juntos, unidos nessa batalha.

OP - O senhor pode fazer um balanço desse semestre, que acaba coincidindo com o seu tempo de gestão?

André - Houve essa mudança que até então havia uma tendência de queda nos últimos dois anos nos homicídios. Houve esse aumento no primeiro semestre por todos esses fatores que a gente pontuou.

Latrocínio, que a gente conseguiu reduzir. A gente conseguiu reduzir os CVPs — roubo, assaltos nas ruas, roubo de veículos, em coletivos, furtos. Além de recordes na apreensão de armas, de drogas, prisões de homicidas, de traficantes, de assaltantes. O balanço eu vejo como positivo, embora não estejamos satisfeitos. Mas é positivo porque a gente tem realmente a Polícia atuando mais do que nunca. E os dados mostram isso. O policial está mais motivado, atuando mais firmemente nas ruas, dando a resposta devida. Se a Polícia não estivesse trabalhando do jeito que tá hoje, a situação estaria muito pior, certamente. Todo esse empenho do policial traz esses resultados positivos. E a gente tem um aumento muito grande no número de denúncias. Isso é sinal de que a população acredita mais no trabalho da Polícia, que está mostrando que vai nesses locais onde as pessoas denunciam que há prática de crimes. Onde mora um traficante, um homicida, um assaltante. A gente tem feito operações semanais. Só nesta semana, no mínimo três foram realizadas. Com mandado de busca e de prisão. A população tá acreditando mais. Se cobra mais, é porque acredita mais. Se não acreditasse, não ia se dar ao trabalho de fazer cobranças. Tá tendo mais esperança. Vem o próximo semestre e a gente acredita que, com essas prisões e todo esse trabalho que tá sendo feito, com retirada de armas das ruas e permanecendo o trabalho de inteligência, com participação da população, a gente vai melhorar esses números.

Reproduzido por MassapeCeara.Com|Créditos: O Povo Online


Nome

DESTAQUE ENTRETENIMENTO ESPORTE MUNDO OUTRAS POLICIA POLITICA REGIAO SAÙDE TECNOLOGIA VIDEO
false
ltr
item
MassapeCeara.com: Secretário da Segurança diz que situação poderia estar "muito pior"
Secretário da Segurança diz que situação poderia estar "muito pior"
https://3.bp.blogspot.com/-pAoh_sO22lo/WWDYt7KNG-I/AAAAAAAAmXQ/1n5Nx8lXIZw9tFzPJDo_iUOTlVENiFU1ACK4BGAYYCw/s1600/01%2B2017.07.08%2BFoto%2Bretirada%2Bdo%2BPortal%2BMassapeCeara.com.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-pAoh_sO22lo/WWDYt7KNG-I/AAAAAAAAmXQ/1n5Nx8lXIZw9tFzPJDo_iUOTlVENiFU1ACK4BGAYYCw/s72-c/01%2B2017.07.08%2BFoto%2Bretirada%2Bdo%2BPortal%2BMassapeCeara.com.jpg
MassapeCeara.com
http://www.massapeceara.com/2017/07/secretario-da-seguranca-diz-que.html
http://www.massapeceara.com/
http://www.massapeceara.com/
http://www.massapeceara.com/2017/07/secretario-da-seguranca-diz-que.html
true
6199378621188747977
UTF-8
Não foram encontrados posts VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir De Inicio PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES TODAS Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Quinta Sexta-feira Sábado Dom Se Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar