------------------------------------------------

Massapeense esta entre os 43 suspeitos que foram presos por furto de energia no Ceará

As prisões por furto de energia elétrica tiveram um aumento abrupto, no Estado, neste ano. De acordo com dados da Enel Distribuição...

As prisões por furto de energia elétrica tiveram um aumento abrupto, no Estado, neste ano. De acordo com dados da Enel Distribuição Ceará, 43 pessoas foram presas pela prática, entre janeiro e junho de 2017, enquanto apenas três ocorrências foram registradas no primeiro semestre do ano passado, o que representa um aumento de 1.333%. Os fios furtados são utilizados em ligações clandestinas, conhecidos como 'gatos'.

Entre os municípios, Fortaleza lidera o ranking de número de prisões, com sete registros. Os bairros que apresentam as maiores quantidades de furtos de energia são Centro, Aldeota, José Walter e Barra do Ceará, de acordo com a Enel.

Na sequência, Iguatu contabilizou cinco prisões. Canindé, Icó, Juazeiro do Norte, Pentecoste e Russas tiveram três, cada. Jaguaruana e Maracanaú, duas prisões. Os municípios de Aquiraz, Aracati, Barroquinha, Cascavel, Caucaia, Camocim, Fortim, Guaraciaba do Norte, Massapê e Pacajus completam a lista, com um caso cada.

Para chegar a estes usuários, a Enel monitora o consumo pelo sistema de busca de dados, capaz de identificar o endereço onde o crime está sendo cometido. A empresa também utiliza denúncias anônimas de clientes que alegam estar sendo prejudicados em função do 'gato' instalado no domicílio vizinho. A investigação é concluída com a comprovação física, quando os técnicos da empresa verificam in loco se o medidor de energia está quebrado ou adulterado.

Pena

Comprovada a irregularidade pela empresa, a Polícia é acionada e realiza o flagrante durante as inspeções. O suspeito é levado à Delegacia, uma vez que a prática se configura como crime de furto, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, podendo resultar em pena de um a oito anos de reclusão.

Além disso, se for condenado, o criminoso é obrigado a pagar o valor desviado, mediante cálculo feito pelo histórico de consumo até 36 meses retroativos à data da fiscalização.

"Alguns deles ficam revoltados, mas são sabedores do furto que executaram. Muitas vezes, eles são os mentores intelectuais do desvio, porque acabam contratando pessoas para fazerem o famoso 'gato'. No entanto, eles são responsáveis porque foram eles que mandaram", observa o gerente de operações da Enel, Francisco Queiroz.

Além de ser crime, os 'gatos' afetam a qualidade do serviço prestado pela Enel. Segundo Queiroz, essas ligações oferecem riscos aos consumidores. "É uma condição insegura, porque não segue o fluxo de segurança. Pode provocar curto circuito na rede elétrica e queima de eletrodomésticos", aponta.

Apesar dos riscos, o número de prisões por essa prática irregular, neste ano, já supera o acumulado de todo o ano de 2016, que foi de 20 detenções. Segundo a Enel, clientes de pequeno, médio e grande porte, passando por residências até o setor industrial, tiram proveito de 'gatos', em território cearense.

Prova disso é o mais recente caso registrado no 34º DP (Centro), da Polícia Civil. No dia 4 de julho último, duas pessoas foram encaminhadas à Delegacia, após a Enel detectar ligação clandestina em dois estabelecimentos comerciais localizados no Centro de Fortaleza.

De acordo com o titular do 34º DP, delegado Romério Almeida, um inquérito policial foi instaurado contra os suspeitos para investigar a culpa. "O delegado que estava de plantão resolveu não vislumbrar flagrante. Ele preferiu ouvir as partes e mandar o aparelho (medidor de energia) para perícia", explicou. Os suspeitos aguardam o resultado da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) em liberdade.

Reproduzido por MassapeCeara.Com|Créditos: DN


Nome

DESTAQUE ENTRETENIMENTO ESPORTE MUNDO OUTRAS POLICIA POLITICA REGIAO SAÙDE TECNOLOGIA VIDEO
false
ltr
item
MassapeCeara.com: Massapeense esta entre os 43 suspeitos que foram presos por furto de energia no Ceará
Massapeense esta entre os 43 suspeitos que foram presos por furto de energia no Ceará
https://2.bp.blogspot.com/-qVnLMMIm8hA/WXiL3fz2s4I/AAAAAAAAnRg/47GYmflhNBAV69EO9AME-nk_9qHfieVCACK4BGAYYCw/s1600/005%2B2017-07-26MassapeCeara.com.png
https://2.bp.blogspot.com/-qVnLMMIm8hA/WXiL3fz2s4I/AAAAAAAAnRg/47GYmflhNBAV69EO9AME-nk_9qHfieVCACK4BGAYYCw/s72-c/005%2B2017-07-26MassapeCeara.com.png
MassapeCeara.com
http://www.massapeceara.com/2017/07/massapeense-esta-entre-os-43-suspeitos.html
http://www.massapeceara.com/
http://www.massapeceara.com/
http://www.massapeceara.com/2017/07/massapeense-esta-entre-os-43-suspeitos.html
true
6199378621188747977
UTF-8
Não foram encontrados posts VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir De Inicio PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES TODAS Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Quinta Sexta-feira Sábado Dom Se Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar