------------------------------------------------

Superlotação em cadeia de Quixadá, no interior do Ceará é o triplo do número de vagas

A Cadeia Pública de Quixadá, a 170 quilômetros de Fortaleza, vive uma situação que é comum a grande parte das unidades prisionais do...

A Cadeia Pública de Quixadá, a 170 quilômetros de Fortaleza, vive uma situação que é comum a grande parte das unidades prisionais do Ceará: a superlotação. No entanto, onde deveriam estar 80 internos, estão mais que o triplo: 248. A situação foi denunciada pela Defensoria Pública do Ceará, que fez inspeção no local e verificou outras situações degradantes.

“Esse número é totalmente incompatível com o espaço. Se cada interno for colocado um ao lado do outro, não cabe todo mundo”, diz o defensor público Júlio César Matias Lobo. Para agravar a situação, o local é insalubre, com pouca ventilação, e vários presos relatam sintomas de doenças como tuberculose e sífilis. A Defensoria constatou ainda que há somente dois banhos de sol por semana.

Lobo diz que a Cadeia Pública de Quixadá foi construída originalmente no século 19 e que, recentemente, passou por uma reforma. A superlotação fez com que até as salas de aula fossem ocupadas por presos. O defensor explica que esta foi uma atitude tomada pela direção da unidade para separar internos que fazem parte de facções criminosas diferentes e evitar conflitos.

A separação dos detentos segundo o tipo de crime ou a fase do processo a que respondem, por outro lado, não ocorre no local. Segundo Lobo, as celas abrigam tanto quem já cumpre pena quanto presos provisórios, que são a maioria.

“Não queremos que a pessoa que cometeu um crime saia impune, mas que seja dado a ela o mínimo de condição para que cumpra sua pena de forma digna, em local apropriado e que possa trabalhar. Muitos dos presos da cadeia reclamam da falta do que fazer e de uma atividade que possa ser usada para redução da pena.”

A partir desta sexta-feira (2), os dois defensores que atuam em Quixadá vão iniciar uma força-tarefa para analisar a situação de todos os presos e verificar situações dos processos. Lobo estima que todo o trabalho leve até dois meses para ser concluído, pois, além dos casos em que presos respondem por mais de um crime, a cadeia pública ainda recebe pessoas de mais três municípios.

Presos condenados

Lobo defende que o governo do estado construa um presídio em Quixadá, a maior cidade do Sertão Central, para receber os presos já condenados. “O correto seria que esses presos estivessem em um presídio em Itaitinga [onde ficam os complexos penitenciários do estado e distante 142 quilômetros de Quixadá], mas sempre que houvesse audiência, eles deveriam ser deslocados de volta para Quixadá, o que gera um alto gasto para o estado”, disse.

Para o defensor público, as forças de segurança estão cuidando de um barril de pólvora, pois logo não será possível receber novos presos na cadeia. "Junto com o presídio, é preciso buscar a ressocialização dessas pessoas, para prepará-los para o retorno social. Da forma como está, não é possível”.

A Agência Brasil contatou a Secretaria da Justiça do Ceará (Sejus), mas não obteve retorno.

Reproduzido por MassapeCeara.Com|Créditos: Agência Brasil
Nome

DESTAQUE ENTRETENIMENTO ESPORTE MUNDO OUTRAS POLICIA POLITICA REGIAO SAÙDE TECNOLOGIA VIDEO
false
ltr
item
MassapeCeara.com: Superlotação em cadeia de Quixadá, no interior do Ceará é o triplo do número de vagas
Superlotação em cadeia de Quixadá, no interior do Ceará é o triplo do número de vagas
https://4.bp.blogspot.com/-SY49jDQgm4I/WTFYKrPGpYI/AAAAAAAAj28/CWjXLZkXPeUE6xyC3N2rkMIrd5U72luGACK4B/s320/Cr%25C3%25A9ditos%2BMassapeCeara.com001-2017-06-02.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-SY49jDQgm4I/WTFYKrPGpYI/AAAAAAAAj28/CWjXLZkXPeUE6xyC3N2rkMIrd5U72luGACK4B/s72-c/Cr%25C3%25A9ditos%2BMassapeCeara.com001-2017-06-02.jpg
MassapeCeara.com
http://www.massapeceara.com/2017/06/superlotacao-em-cadeia-de-quixada-no.html
http://www.massapeceara.com/
http://www.massapeceara.com/
http://www.massapeceara.com/2017/06/superlotacao-em-cadeia-de-quixada-no.html
true
6199378621188747977
UTF-8
Não foram encontrados posts VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir De Inicio PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES TODAS Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Quinta Sexta-feira Sábado Dom Se Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar