------------------------------------------------

Facções estão em guerra pelo controle do tráfico de drogas, revela Conselho Penitenciário

Para o presidente do Conselho Penitenciário do Estado, a série de atentados registrada desde quarta-feira (19) na Grande Fortaleza...

Para o presidente do Conselho Penitenciário do Estado, a série de atentados registrada desde quarta-feira (19) na Grande Fortaleza é reflexo da disputa por áreas para a venda de tráfico de drogas entre facções criminosas.

Em entrevista à rádio Tribuna Band News, Cláudio Justa afirmou que as ações são “demonstrações de força” para outras facções e, ao mesmo tempo, para o Estado — embora não seja este o alvo fundamental.

Ele disse ter percebido, em visitas, uma escala da tensão entre as facções, especialmente, as autodenominadas Guardiões do Estado (GDE) e Comando Vermelho (CV). Bilhetes encontrados em pontos que foram alvo dos ataques trazem exigências, supostamente feitas pela GDE, para que integrantes do CV sejam retirados da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga, na Grande Fortaleza.

“Outro recado se direcionava ao “governo”. “Se mexer […] nas unidades prisionais igual estão fazendo, iremos parar o Estado do Ceará e exprodir [sic] a Secretaria da Segurança e aquele aviso na Assembleia Legislativa do carro bomba vamos fazer valer dessa vez”. Já um terceiro afirmava: “O senhor secretário de segurança André Costa se continua [sic] matando os nossos irmão [sic] da GDE a gente vai continua [sic] a queima dos ônibus”.

Cláudio Justa afirma que a hipótese “que se desenha como a mais razoável” não aponta para questões internas aos presídios como as motivadoras do atentado.

“Nós temos um pacto que ocorre entre as facções que fazem pacto para viabilizar o rentável negócio da venda de drogas. E quando há a quebra dessas pactuações, há uma deflagração de guerra que entra como tsunami no sistema penitenciário”, afirma.

“Infelizmente, o Estado, diante da situação do baixo efetivo de agentes penitenciários, vulnerabilidade, superlotação, tem que dobrar a essas exigências para evitar um mal maior, que são os conflitos, as mortes, as atrocidades que já assistimos no Estado do Ceará em maio de 2016”.

Em nota, a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) negou haver motins registrados no sistema penitenciário nesta madrugada (20) e que a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) investiga a motivação dos ataques.

Já foram 21 ônibus incendiados até o meio-dia desta quinta-feira (20). Além disso, foram atacados cinco carros da Enel e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), três delegacias e dois bancos.

Reproduzido por MassapeCeara.Com|Créditos: Tribuna Bandnews FM via Tribuna do Ceará
Nome

DESTAQUE ENTRETENIMENTO ESPORTE MUNDO OUTRAS POLICIA POLITICA REGIAO SAÙDE TECNOLOGIA VIDEO
false
ltr
item
MassapeCeara.com: Facções estão em guerra pelo controle do tráfico de drogas, revela Conselho Penitenciário
Facções estão em guerra pelo controle do tráfico de drogas, revela Conselho Penitenciário
https://4.bp.blogspot.com/-4ZKB85jlQI0/WPn576N93NI/AAAAAAAAfjE/l81swQbuoDgbfx4v9CLFMXxOpbQRor-_gCK4B/s640/Cr%25C3%25A9ditos%2BMassapeCeara.com02%2B2017-04-21.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-4ZKB85jlQI0/WPn576N93NI/AAAAAAAAfjE/l81swQbuoDgbfx4v9CLFMXxOpbQRor-_gCK4B/s72-c/Cr%25C3%25A9ditos%2BMassapeCeara.com02%2B2017-04-21.jpg
MassapeCeara.com
http://www.massapeceara.com/2017/04/faccoes-estao-em-guerra-pelo-controle.html
http://www.massapeceara.com/
http://www.massapeceara.com/
http://www.massapeceara.com/2017/04/faccoes-estao-em-guerra-pelo-controle.html
true
6199378621188747977
UTF-8
Não foram encontrados posts VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Excluir De Inicio PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES TODAS Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Back Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Quinta Sexta-feira Sábado Dom Se Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar